terça-feira, 10 de março de 2009

ÁFRICA MÃE

Mãe da vida
África querida
Despojada
Escondida
Minha enseada perdida
Luxuriante
Aberta
Planalto da descoberta
Esquecida
Água de areia sorvida
Mãe de seio lascado
Dilacerada
Cumprida
Filha descalça
Perdida
Terra de saques urdida
És o deserto
Medida
Da História
Não concluída
És coração
És batida
Vozes da terra sofrida
Que gritam na minha ermida
-
http://www.youtube.com/watch?v=APGZiMcDvYY
-
( Foi o meu Amigo Padre Nuno que no Seu blogue Zimbórios me conduziu até África )
-
Jaime Latino Ferreira
Estoril, 10 de Março de 2009

10 comentários:

Anónimo disse...

RECONHECIMENTO


Fui, ainda agora, ao blogue do meu Amigo Padre Nuno, Zimbórios, e qual não foi o meu espanto, tinha-me editado na sua mais recente primeira página, a de hoje mesmo, titulada Como Ficar Rico.

Tudo a propósito de uma outra anterior, a de ante-ontem, onde editou um vídeo sobre Kinshasa e de como nela se continua, persistentemente, a fazer música e pesem as dificuldades com que os seus habitantes se debatem.

O Padre Nuno já esteve na Paróquia do Estoril até ser, por fim, nomeado pároco de S.Julião da Barra em Oeiras!

Com Ele criei laços de amizade e temos em curso uma já longa Conversa que não acaba mais.

O padre Nuno é um jovem padre que muito admiro!!!

De África conheço apenas a costa norte de Marrocos mas nem por isso me deixa de chegar o Seu apelo profundo ...


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 11 de Março de 2009

Westwood disse...

Muito obrigado pela partilha e inspiração. Também conseguiu-me levar em coração até solo africano e sentir os cheiros fervilhantes daquela terra indizível. Ai como apetece cantar com e como a Cesária: "saudade... saudade da minha terra!"

Anónimo disse...

Sons e Cheiros

Nunca passei de Marrocos,nunca tive uma quinta em África, mas uma tia, casada com um fazendeiro de café. Conhecendo mal esta tia longínqua, ficaram as histórias e uma caixinha de música como presente. A caixa desapareceu, mas a minha tia viveu até aos 99 anos de idade.

Penso que em relação a África tenho um preconceito.
Quando imagino os lugares onde desejaria estar,nunca me vejo num país africano.

Revejo "A Rainha Africana" de John Huston e " África Minha" de Sydney Pollack e rio-me com "Os Deuses devem Estar Loucos"; oiço as histórias de quem por lá andou e falam dos sons e dos cheiros e ando por aí com elas, mas apenas tenho saudades da Índia.

Não se pode ser boa em tudo, pois não? :)

Manuela Baptista

Anónimo disse...

A complexidade das coisas simples

Quando se conhece o Padre Nuno, não se tem dúvidas sobre a existência do Espírito Santo.

Manuela Baptista

Anónimo disse...

Nasci em África... choro por ela!

Abraço

Anónimo disse...

POR ELA


Por ela

Choro

É vela

Terra grande sem parcela

Não sei cantar o que ao vê-la

Se é da Terra nem parecê-la

É um vasto horizonte

Sem ter Norte é minha fonte


( Dedicado a um anónimo )


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 11 de Março de 2009

Anónimo disse...

PADRE NUNO E ANÓNIMO

Obrigado pela visita!

Amorteçam-se as saudades e sintam-se aqui, o Meu Amigo e o Anónimo que me escreve no fim, como se estivessem em Vossa casa.

É um prazer


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 11 de Março de 2009

Anónimo disse...

Manuela e Jaime,

Passo apenas para desejar boa noite.
Quanto a África, o meu marido teve a possibilidade de ir inaugurar um pólo da Universidade do Lobito. Eu adorava que ele tivesse aceitado e sonhei durante algum tempo como seria a vida lá. Ele recusou e na escola os colegas gozam comigo e diziam:" queres ir para África para quê? olha que as árvores da selva não estão ligadas à corrente e não podias secar o cabelo"

Enfim, coisas!

Beijinhos

Filomena

Anónimo disse...

Filomena,

diga aos seus colegas que em África não precisa de secador, o cabelo seca num instante!

E se fosse alguém, tipo Robert Redford a lavar-nos o cabelo? Assim já era mais África Minha!

Ah! Lembrei-me agora, adoro moamba de galinha!!

Boa noite Tertulianos

Manuela Baptista

Anónimo disse...

TERTULIANOS


Registo nesta página a entrada de dois novos convivas, o Padre Nuno e um Anónimo e o facto de contar com o primeiro, agora também como um dos meus seguidores.

Seguidor aqui, tem um significado que é bom precisar:

Observador, alguém que está em contacto com o meu blogue e que assim o declara, ligando-se a ele também.

Também eu sigo o blogue do Padre Nuno, Zimbórios, que vale tanto a pena visitar como Ele é um bom Amigo.


Tertulianos cantai
Vinde dizer o que atrai
Se mais vale estar calado
Se falar um bom bocado


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 11 de Março de 2009