sexta-feira, 29 de maio de 2009

ASSERTIVIDADE

( ... )
Para monotonia e assertividade já basta o que ainda hoje sobrevive na nossa sociedade
( ... )

de uma Amiga minha
-
Querida Amiga,
Fiquei a matutar a noite inteira sobre esta frase que me escreveu ...
A matutar é uma força de expressão já que, perdoar-me-á, dormi sobre ela mas, se é verdade que a melhor maneira de pensar nas coisas é nelas não insistir então dormir foi mesmo o melhor remédio.
A dormir as coisas assentam, processam-se e quando, após um sono reparador delas nos abeiramos outra vez, tudo nos surge, de novo, com outra clareza.
Se, é certo, ser-se assertivo é ser-se afirmativo como hoje logo confirmei no dicionário, então e ao contrário do que escreve, aquilo que herdámos dessa monotonia do Era uma vez e que, ainda hoje, está bem presente entre nós, se é uma certa monotonia, concordo, será também o contrário de assertividade ou seja, a dificuldade que temos em nos afirmar e que tem inúmeras explicações.
Respondia-Lhe eu com a assertividade peixícula ...
De facto, o peixe espada não podia ter sido mais assertivo e o caranguejo, ao admitir-se feio, também não!
Mas, ao encontro do desafiante e apelativo, como o escreve ainda, da estranha matéria de que são feitos os blogues e rompendo com a monotonia herdada o que se impõe, julgo, é que sejamos, isso sim, assertivos, isto é, que em vez de andarmos à volta dos assuntos sem neles nos envolvermos ou a tudo dizermos, acriticamente, que sim e nesse sentido percebo o Seu assertivo, como na peixaria do número 28 pelo contrário, sejamos afirmativos, que não evitemos o embate e ainda que a afirmação seja um longo processo na complexidade maior que implica a sua exposição, ela também afirmativa das partes.
Que Lhe parece!?
Um beijinho, Seu
-
-
Jaime Latino Ferreira
Estoril, 29 de Maio de 2009
Albert Ayme, assinatura
... a dupla afirmação não é a negação ...

1 comentário:

manuela baptista disse...

Ser positivo, afirmativo é um desafio quando o chamamento é apelativo, criativo ou seja, quando sai da monotonia.
Outras vezes apetece mesmo não ser nada assertivo e dizer Não! a torto e a direito.

Neste momento tenho um problema de assertividade: não sei quem escolher para o Parlamento Europeu...

Bom fim de semana a todos os ausentes, porque acho mesmo que estou a falar sozinha.
(aqui o caranguejo prega uma bruta dentada no peixe espada, que grita: bolas já me moeste uma posta!)

Um abraço

Manuela Baptista