domingo, 23 de agosto de 2009

PLANOS DISTINTOS


Ao contrário do que alguns pensam e independentemente de se acreditar ou não, exaltar-se a vida não rouba terreno à fé nem, tão pouco e necessariamente, a desvirtua.
Muito antes pelo contrário!
A perplexidade que a realidade concreta, quantas vezes, pelo belo, nos fascina pode antes ser terreno fértil que logo pela perplexidade a alimente sem que, é certo, se devam confundir os planos distintos de abordagem que sempre, neste tipo de reflexão, nos interpelam.
Olhe-se para um pessimista inveterado que, em simultâneo, não seja pessoa de fé e interrogamo-nos, eventualmente, sobre as saídas que ele, assim sendo, nos deixa!?
Provavelmente, nenhumas!
Olhe-se para um pessimista, não menos inveterado mas que se afirme crente e, provavelmente, ficaremos a pensar que se por aqui não nos são oferecidas quaisquer saídas, restar-nos-á, contudo, a esperança numa outra vida ...
De permeio, contudo, o que restará!?
De que servirá, então, esse in between!?
E, que relação existirá entre ele, esse permeio que é a nossa vida e essa esperança que esse crente não parará, supostamente, de invocar!?
Há distintos planos de abordagem desta problemática, quer pelo olhar de quem não crê como pelo olhar da fé a que não me furto e onde me integro mas eu atrever-me-ia a dizer que como leigo, não posso deixar de valorizar esta vida sem a qual não restarão possibilidades de redenção, de ligação à outra.
E que, se o não fizer, se não exaltar o belo que se patenteia a quem saiba olhá-lo e que logo da realidade jorra, estarei como tantos outros a cavar o fosso de acesso a esse Portal, sem o qual, à outra também não acederemos!
Há, repito, planos diferentes de abordagem destas matérias, mas o que eu queria aqui sublinhar é que eles são complementares e que, portanto, não se antagonizam, necessariamente, entre si!
Há olhares a que eu chamaria de piedosistas que à força de tanto se quererem identificar com o além desprezando o aquém não melhoram este e não servem a quem, por tantas e esforçadas juras, quantas vezes (!), dizem querer servir.
-
-
Jaime Latino Ferreira
Estoril, 23 de Agosto de 2009
National Geographic

2 comentários:

manuela baptista disse...

...e estes planos distintos carecem de reflexão...

Até amanhã

Manuela Baptista

Jaime Latino Ferreira disse...

Estão dadas as pistas!


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 24 de Agosto de 2009