segunda-feira, 30 de novembro de 2009

CONHECIMENTO E INOVAÇÃO

http://sic.sapo.pt/online/video/informacao/noticias-mundo/2009/11/pr-quer-que-dialogo-seja-acompanhado-de-cooperacao30-11-2009-112619.htm
-
Decorre até amanhã, terça-feira dia um de Dezembro, a XIX Cimeira Ibero-Americana aqui, no Estoril, na minha terra natal, com a presença da maioria dos chefes de estado e dos governos dos países ibéricos e da América Latina centrada nos temas do Conhecimento e da Inovação e tendo por pano de fundo a pobreza, a crise económica e as alterações climáticas que a todos nos dilaceram e constrangem.
Saudando-Vos, aqui Vos deixo um repto:
Conhecimento:
Conhecer é saber mais a partir dos conhecimentos que se têm e deles fazer uma súmula congruente, consistente também, na presunção de que o Mundo é um só onde fronteiras e interesses particulares, no multilateralismo se têm que subordinar ao Interesse Geral, Global que no cidadão comum se revê e realiza e na assumpção dos sinais que as alterações climáticas não param de infundir a todos nos obrigando a novas, inovadoras atitudes que pela generosidade nos impelem ao reequacionamento dos nossos paradigmas, à luz e no advento de um Novo que os tempos urgem e impõem.
Inovação:
Inovar é, na preservação da Democracia Representativa, reconhecer a importância das novas ferramentas e suportes que a esta a aprofundam amplificando o papel do cidadão comum na realização do bem-estar geral, global, que como elo da cadeia imprescindível se torna para que se chegue com efectividade plena aos mais fracos e que por seus méritos, na preservação da primeira, da Democracia Representativa, se imponham na constatação ineludível de que o global se revê no singular sem o qual o discurso não se realiza e corre o risco de se reduzir a bonitas palavras que se importantes o são, acabam por não ser suficientes no atalhar dos terríveis dilemas que à nossa consciência colectiva, global a dilaceram.
O conhecimento que neste meu blogue, ao longo do ano que transcorre se expõe e já para não falar em tudo o que nos últimos vinte anos que o precedem se explanou e pôs à prova, inova e impõe um Novo Paradigma Global que por esta via, democrática e transparentemente, sem descanso se sistematiza!

23 comentários:

J. Ferreira disse...

Jaime,

Estou genericamente de acordo contigo, mas...

Sintetizo

Haverá de facto que mudar o paradigma.

Mas, atenção

Isso passa também por modificar os paradigmas da análise e aceitação das crenças religiosas, que, algumas, até matam, hoje em dia! (outras mataram em tempos idos!)

Como modesto exemplo contributivo de análise e ponderação ao aqui expendido pelo Jaime, consultem o que hoje incluí no meu blogue www.zebracial.blogspot.com

Para ti Jaime, os parabéns pelo que escreveste, subtil demais talvez, para os verdadeiros destinatários...

Um abraço

José Ferreira

J. Ferreira disse...

Em tempo te aduzo palavras que expressei ao teu comentário no meu blogue, como segue:

Jaime,

Como sempre,literal.

Concordo 100% contigo; proclamemos e executemos o advento de uma nova Era Global!

E...que ela venha a ser benéfica ao Mundo, às Gentes deste Planeta!

Finalmente

Réplicas e contra réplicas não programadas!

É verdade.

Julgo que andamos a remar no mesmo barco, na mesma direcção, com remos idênticos, mas não síncronos!

Um abraço,

José Ferreira

manuela baptista disse...

...na sala ouvem-se palmas:

-Clap, clap, clap,clap

Os intervenientes na Cimeira após uma noite bem passada nos vários hotéis de charme e não só, estão atentos e cooperantes e interrogam-se:

-Mas afinal, com este tipo aqui tão perto era preciso chamarem-nos? Que país tão estranho este! Ignora a sua matéria prima e procura nos quintais dos vizinhos os tesouros que tem mesmo à porta!

Chegados a este ponto e porque já (!) são 17:26, ouvem-se novamente as sirenes à roda da nossa casa e os participantes com outros destinos que não sejam Cascais e Estoril, regressam a Lisboa em grande velocidade .
Acrescente-se que uma velocidade elevada mas constante, gasta muito menos gasóleo, logo, será melhor para o ambiente.

Espero que os dois portugueses, um italiano e seis espanhóis do Greenpeace já não estejam pendurados na Torre, porque neste mommento está muito frio e a torre é húmida.

E para concluir desejo DE FACTO que alguma consciência inovadora saia desta Cimeira e que se dêem passos para um mundo mais justo e melhor!

Gostei da página Jaime!
Compensou as sirenes e o barulho dos helicópteros durante 2 dias.

Manuela Baptista

Ana Cristina disse...

Jaime

Sabe uma coisa!?
Nestas coisas de cimeiras e afins nos conceitos todos estão/estamos de acordo, uma vez que em cima da mesa estão meramente cartas e princípios de intenções.

Nada mais.

Por aqui nem sirenes,nem zumbidos de libelinhas voadoras.

Apenas o ar frio a anunciar Dezembro e mais um ano a terminar.

Conhecimento?
Inovação?

Nos conceitos estaremos sempre todos de acordo ...

1 abraço
Ana Cristina

Jaime Latino Ferreira disse...

JOSÉ FERREIRA


Caríssimo,

Os três comentários que até aqui foram expandidos já dão, por si mesmos, água pela barba!

Como já te escrevi no teu blogue, tu és lixado, não perdes uma para espicaçar a religiosidade alheia antes de, constrangido, te retirares discretamente de cena ...

Mas não me apanhas na esparrela!

Como já te escrevi no teu blogue os pontos de contacto entre a Fé e a Esperança já são terreno fértil que nos permitem ser compagnons de route por muitos e bons anos e isso é o que mais importa.

Escreves por fim que o que escrevi talvez seja demasiado subtil para os destinatários a quem a mensagem se dirige:

Estou certo que aqui e se nos lesse, Mac interrogar-se-ia se não estarás a ser um tanto presunçoso ...

Perdão, quem se interroga sou eu e que me desculpe a Mac já que, mete as mãos à consciência, não é em vão que se ocupam os lugares de responsabilidade e de poder que esses mesmos destinatários detêem!

Estarás a querer ensinar o Pai Nosso ao vigário!?

Abraços


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 30 de Novembro de 2009

Jaime Latino Ferreira disse...

JOSÉ FERREIRA


Meu Caro,

Como te respondi também no teu blogue, síncrones seria uma imensa monotonia para não dizer chatice.

Basta que assim seja que já não é nada mau!

Abraços


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 30 de Novembro de 2009

Jaime Latino Ferreira disse...

MANUELA BAPTISTA


Por alguma razão há tantos anos me concedes a tua serenidade ...

Não tem sido em vão!


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 30 de Novembro de 2009

Jaime Latino Ferreira disse...

ANA CRISTINA


Minha Querida,

Cartas e intenções de princípio já são alguma coisa ...

Acertarem-se nos conceitos, por vezes, obriga a imensa concertação.

Mas o que aqui deixo, minha querida, desculpe-me mas vai mais longe, remete para o cerne de cada um de nós!

Como o escreve o José Ferreira, duvidando da sagacidade dos meus destinatários, o que escrevi contém subtileza bastante que ele duvida mas que eu sei que não lhes será indiferente!

Beijinhos


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 30 de Novembro de 2009

J. Ferreira disse...

Jaime,

Espero que a Mac caia na esparrela...

pois presunção e água benta, cada um toma a que quer...

Eu, como água benta não uso, (com o H1N1 há que ter cuidado) restar-me-á a presunção, como assumpção, não como vaidade.

Para não repetir toda a réplica ao teu comentário, no meu blogue, transcreverei, para tua dedução, tão só o último paragrafo:

"Mesmo assíncronas, as nossas opiniões acabam por ser comuns no Sentido e na Essência."

Espero que concordes.

Um abraço,

José Ferreira

Jaime Latino Ferreira disse...

JOSÉ FERREIRA


Querido Amigo,

É o que eu digo ou não é ...!?

Estafermo que bastes, como poderia não estar de acordo!?

Caloroso abraço


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 30 de Novembro de 2009

manuela baptista disse...

Chegada da página anterior em que o Jaime "riu as estupinhas" por causa da Nini

dou comigo "a suar as estopinhas" com toda esta cimeirada!

Bem, não se pode ser bom em tudo e de facto os ditos populares e os provérbios nunca foram o forte aqui do Poeta...

Até amanhã

porque

quem madruga Deus ajuda,
cão que ladra não morde,
os cães ladram mas a caravana passa,
a cavalo dado não se olha...

Manuela

Jaime Latino Ferreira disse...

MANUELA BAPTISTA


Agora é que, não fosse a Restauração, fiquei mesmo a suar as ditas cujas ...

Apre!!!


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 1 de Dezembro de 2009

Jaime Latino Ferreira disse...

JOSÉ FERREIRA


Meu Caro,

E voltando ao princípio desta caixa, cito-te do primeiro comentário:

" ( ... ) passa também por modificar os paradigmas da análise e aceitação das crenças religiosas, que, algumas, até matam, hoje em dia! (outras mataram em tempos idos!) "

É, exactamente, para que deixem de matar que importa onde possível sinalizar e sublinhar a capacidade cosmopolita e ecuménica de tolerância e coexistência pacífica que entre crentes de todas as crenças e não crentes se possa estabelecer e fazer perdurar, enraizar mesmo.

Aí quem mata perceberá, antes cedo do que tarde, que de nada adianta a intolerância e a morte!

Abraços reforçados


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 1 de Dezembro de 2009

J. Ferreira disse...

Caro Jaime,

Na essência, mais uma vez estamos de acordo!

O problema é que continuamos, assíncronos ou não, a remar contra a maré.

Quando dizes:

"Aí quem mata perceberá, antes cedo do que tarde, que de nada adianta a intolerância e a morte!"

estarás possivelmente a esquecer que esta maldição já dura há milhares de anos...

...perdurando,infelizmente, nos nossos dias, desde a Irlanda, passando pela américa latina, médio e extremo Oriente, até à Europa Central.

Restar-nos-á portanto, continuar a remar contra a maré, até que os remos da Utopia se partam,

pois remar deste modo, hercúlea força teremos de empregar, para mudar os paradigmas implantados, o mal que por aí prolifera.

A capacidade cosmopolita e ecuménica de tolerância e coexistência pacífica que entre crentes de todas as crenças e não crentes se possa estabelecer...

...não chegarão por certo.

Talvez por isso meu caro Jaime, continue a duvidar da justeza na atribuição, antecipada, do Nobel da Paz ao Obama.

Não porque não acredite que ele o merece.

Mas porque estou convencido que mais cedo ou mais tarde terá de usar a força,

ou pelo menos gastar muito dinheiro, substituindo as armas, por ensinamentos e melhoria de vida dos que agora nada ou pouco, muito pouco têm.

Alguém terá de pôr ordem no Planeta e já não acredito que a tolerância e coexistência pacífica venham a resolver as graves divisões existentes.

Pessimista?

Talvez.

Com o quadro de experiências, passadas e presentes, muito pouco campo de optimismo me resta.

Continuarei todavia a lutar, até que as forças de mim se apartam

Não exaurido, mas sonolento, me despeço, até mais ver.

Um abraço,

José Ferreira

Jaime Latino Ferreira disse...

JOSÉ FERREIRA


Meu Caro,

Peço-te desculpa mas não estou a esquecer a maldição da morte como sugeres ...!

Ela persegue-nos desde sempre o que não quer dizer que em nome da Vida não se possa fazer alguma coisa!

Repito que de há vinte anos para cá, em Obra extensa de que já perdi a dimensão mas não o fio que a conduz, introduzo novidade ou doutrina que logo de uma leitura atenta e sistemática do que neste meu blogue vou escrevendo se pressente.

O que não será legítimo é que me exijas voltar sempre ao princípio quando tudo já vai tão longe!

Não, não me esqueço dos conflitos que enuncias antes diria que como pano de fundo, a consciência da necessidade da sua crescente contenção, também ela me orienta.

Se estiveres atento são cada vez em maior número e mais credenciadas as vozes que alertam para a necessidade da mudança de paradigma sem o que, provavelmente, a morte prevalecerá sobre a vida embora com tal não se queira dizer que possamos tornar-nos imortais no sentido estrito.

Sim, a minha convicção é que somos cada vez em maior número e que a consciência desse alerta fruto também do acumulado histórico já tomou, no essencial, conta da superestrutura sem a qual, a pouco mais poderemos ambicionar e só nos restaria, porque a História não pára e é profundamente dinâmica, regredir.

Não, não estamos sozinhos e espero que o teu adeus seja apenas até ao próximo comentário!

Abraços


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 1 de Dezembro de 2009

J. Ferreira disse...

Meu caro,

Sejamos realistas.

Parole, parole ou parolar em português, já não vai chegando...

Não pretendo tirar mérito aos teus vinte anos em que vens parolando, antes pelo contrário.

Se, por extensão, considerarmos outros parolantes, mesmo os mais credenciados, analisando o seu Universo especifico de intervenção, singularmente e em conjunto, facilmente concluiremos que a força dos anti-parolantes,

os que têm detido e continuam a deter a força, o dinheiro, se mantêm confortavelmente, descansadamente, sentados à mesa do Lauto Banquete, decidindo por nós.

Eles até decidem se nos deixam ou não parolar, ou como sucede na maioria dos casos, o nosso parolar, nem perto se lhes chega.

Não digo que desistamos de lutar, penso é temos de implantar outro tipo de estratégia actuante, além desta.

Qual?

Não sei.

Por mim comecei, como sabes e é público, transformei-me em pilorda não votante, em abstencionista militante, como prefiro, presunçosamente, auto-designar-me

Dos que não votam nem todos serão certamente, como eu, abstencionistas militantes, mas é incontestável que este segmento tem vindo a aumentar e representa já 39,4 % da massa votante.

A sua expressão,é como se sabe - mas pouco se parola - superior a qualquer partido com assento no hemiciclo.

Jaime, acredita.

O que está a fazer Falta, além de Avisar a Malta, é Agita-la, de novo, para além das parolas.

Desculpa lá o ácido (não Alienesco) comentário, mas olha, saiu-me assim.

Um abraço

José Ferreira

Jaime Latino Ferreira disse...

A PALAVRA


José,

Eu estou convicto da força que a palavra tem e não me venhas falar, tu sim (!), de cor porque sei muito bem o preço que por ela tenho pago!

É que não se trata apenas de falar mas de agir em conformidade!!

E depois, nada disto é matéria de fé ou teoria conspirativa em que, tanto num como no outro casos, não alinho!!!

Diz-me lá, se palavras leva-as o vento, porque escreves tu aqui ... ou no teu blogue!?

Abraços


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 1 de Dezembro de 2009

Linda Simões disse...

Estou aqui achando tão interessante a palestra dos dois,que não ouso nem respirar... Ahhhhh!!!!


Paradigmas,crenças. Atos,ações.Prática.Benesses...
Mundo mais verdadeiro,mais mundo...



Beijoquinhas,

Linda Simões

manuela baptista disse...

Linda

o "seu" Lula esteve aqui ao pé de nós, sabia?

Manuela

Jaime Latino Ferreira disse...

LINDINHA


Querida,

Já estranhava que a propósito de assunto de tão comum interesse, a minha amiga não viesse botar faladura:

Afinal ... ía sufocando com a nossa palestra ...

Graças a Deus, desencravado o paradigma, desentopiu!

Uf

Beijinhos cimeiros


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 1 de Dezembro de 2009

Jaime Latino Ferreira disse...

MANUELA BAPTISTA


Esqueceste-te de dizer à Linda que hoje, tomámos o pequeno-almoço nas traseiras da cimeira!


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 1 de Dezembro de 2009

Linda Simões disse...

Manuela,

o "meu Lula" é o "cara"! Gosto dele,votei nele todas as vezes.

rsrsrs

Nas traseiras da cimeira?Eita!

Jaime,

sente falta da minha abelhice? rsrrsrss
Estou em semana de avaliações e as zebrinhas estão eufóricas!

rsrrss

Gosto de vocês e do José também!


Beijoquinhas aos trêssssss

Jaime Latino Ferreira disse...

LINDA SIMÕES


Querida,

Também nós gostamos de Si, tem alguma dúvida!?

Vá, vá lá cuidar das suas zebrinhas, sua abelhona lulófica!

Beijinhos


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 2 de Dezembro de 2009