quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

III - GÉNERO

Sandro Botticelli, Mystic Nativity
-
Olho para o Presépio e vejo o que nele cada um de nós também o é:
Criança, mulher e homem.
Somos todos do mesmo género e em cada um de nós estão os géneros, neutro, feminino e masculino.
Somos o ventre, o ausente ou o intrusivo estranho e a vontade de ambos transfigurada na criança, na pureza ressurrecta, ressurgida do primeiro.
Somos ...
Sou!
-
Fui
fui homem ufano
iludido pela força
feitiço para lá do terno
eterno abraço
que o tinha
abrigado do complexo
que era a criança
embaraço
numa pose iludida
sem resguardo e sem guarida
que os retirava da vida
a ela e à mulher
olhando por sobre o ombro
com desdém
que nada tem
-
Sou muito mais do que isso
e por o ser sou mestiço
-
Sou
sou género humano
mulher
homem que é seu talher
sou uma criança
de berço
de colo
ou que a tiracolo
carrega os sonhos dos três
numa trindade de quês
sou uma cruz
e um sinal
que aponta da cabeça aos pés
e aos lados em que tu crês
quanto mais sou
do que vês
-
Sou
és
um sacrossanto lugar
Presépio
também um altar
-
Com os desejos calorosos de Boas Festas para todos os meus leitores!
-
-
Jaime Latino Ferreira
Estoril, 23 de Dezembro de 2009

24 comentários:

Jaime Latino Ferreira disse...

AOS MEUS LEITORES


Termina aqui a Trilogia Natalícia, constituída por NASCIMENTO, UNIGÉNITOS e GÉNERO e com ela, uma vez mais, Vos desejo umas Boas Festas e um Santo Natal.

Vosso


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 23 de Dezembro de 2009

Jaime Latino Ferreira disse...

ROSEIRA-BRANCA


Sinta-se por aqui bem, neste meu blogue, a que aderiu em vésperas de Natal.

Boas festas Lhe desejo


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 23 de Dezembro de 2009

Linda Simões disse...

Jaime

Somos todos do mesmo gênero...

E temos a mesma cor,a mesma raça e a mesma filiação divina...


No presépio,fomos todos contemplados.


...


Beijinhos,

com votos de um Natal Feliz.

Jaime Latino Ferreira disse...

LINDA SIMÕES


Ei-La ...!


Ei-la que aqui marca
Sua presença querida
que nunca se tem por parca
e que sara minha ferida


Votos de um Santo Natal!

Beijinhos


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 23 de Dezembro de 2009

Linda Simões disse...

...E voltei para dizer que neste Natal,estou mais Feliz pois encontrei amigos Aqui,neste espaço,que estarão juntinhos no coração,a hora da Ceia.E que continuarão no Ano Vindouro,a fazer parte da minha vida.


Um abração carinhoso

Dulce AC disse...

"Sou
sou género humano
mulher
homem que é seu talher
sou uma criança
de berço
de colo
ou que a tiracolo
carrega os sonhos dos três
numa trindade de quês
sou uma cruz
e um sinal
que aponta da cabeça aos pés
e aos lados em que tu crês
quanto mais sou
do que vês"

Jaime...!!

Obrigado do fundo do coração.
Pelas palavras,sempre as palavras, que tanto nos motivam que não só neste tempo, mas que no sê-lo em nós, para sempre.

Quase no natal... quase termina o ano e que me sinto tão grata por Vos ter onde vos tenho, num cantinho que o é de tanta ternura, cúmplicidade, que o é de pessoas de que gosto muito e que o são consonantes com o que sou, no que mais gosto no meu ser.

Manuela e Jaime
Um Santo Natal para Vós
que o seja com a Família e com os Amigos
Que o seja de grande cúmplicidade.

Muitos beijinhos e um abraçinho muito grande!!

dulce ac

Jaime Latino Ferreira disse...

LINDA SIMÕES


...!

Um grande beijinho na partilha de sentimentos


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 23 de Dezembro de 2009

Jaime Latino Ferreira disse...

DULCE AC


Querida Amiga,

... de como se fazem amizades por esta via ...

Um beijinho muito quente com os desejos de um Santo Natal na companhia dos Seus mais queridos


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 23 de Dezembro de 2009

Branca disse...

Um Santo Natal, Jaime, mais uma vez lhe desejo tudo de bom, que nunca é demais.
Hoje trabalho, mas não podia deixar de passar por aqui e marcar a minha presença.
Beijinhos
Branca

Branca disse...

Um Santo Natal, Jaime, mais uma vez lhe desejo tudo de bom, que nunca é demais.
Hoje trabalho, mas não podia deixar de passar por aqui e marcar a minha presença.
Beijinhos
Branca

manuela baptista disse...

ao Jaime

que fez

o mais lindo poema de Natal!

e três é uma trindade
e três são os reis e três também são os mosqueteiros...

à Linda

à Dulce

e à Branca

três amigas
três queridas

de quem já não nos podemos separar!

Boas Festas!

Manuela

Jaime Latino Ferreira disse...

BRANCAMAR


Querida Amiga,

Retribuo-Lhe, do fundo do meu coração, tudo o que me deseja.

Um beijinho


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 23 de Dezembro de 2009

Jaime Latino Ferreira disse...

MANUELA BAPTISTA


Meu Amor,

O mais lindo poema de Natal são todos os que te escrevo e todos os que escrevo são-te dirigidos também!

Um beijo de Amor num Natal que desejo quente, aconchegante


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 23 de Dezembro de 2009

Jaime Latino Ferreira disse...

O MAIS LINDO POEMA DE NATAL


És tu
meu mais lindo poema
em carne e osso
és tu
em tudo o que tens
e não se vê
para lá da forma
e do quê

Meu mais lindo poema
és tu
e brilhas como astro
singelo
cru
és tu
és tu
rejubilas
e vais nu

Poema és tu
de te ver assim
és tu
e quando te olho
repito
és tu
meu lindo amor
onde guardar
este ardor

És tu
És Tu


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 23 de Dezembro de 2009

. intemporal . disse...

.

. jaime .

. a sua escrita é de facto diferente . mas não menos valiosa do que a escrita da Manuela . que como sabe me en.canta . sem idolatrações ou exageros sensacionalistas . quando gosto sou expressivo até aos poros . por natureza . inata . latente .

. na sua escrita Jaime, debruço.me sempre com a sensação de quase tudo para e por aprender .

. 2010 será então e também esse o meu objectivo . aprender consigo . na humildade de só assim poder crescer . sem rodeios .

. estamos entendidos ? . :) .

. um santo natal . Jaime .

. o abraço de agora . para sempre .



. paulo .

.

Jaime Latino Ferreira disse...

.INTEMPORAL.

Paulo


Caro Amigo,

Saiba que a este Seu comentário o tomo e sinto como uma valiosa prenda de Natal!

Não Lhe escondo que fiquei apreensivo com o que, no blogue de minha mulher, Lhe escrevi mas, agora ...

Na minha escrita, por vezes, sou tão directo e sem rodeios que temo sempre o que fiquem, os meus destinatários, a pensar do que escrevi:

Por exemplo que, no caso, Lhe estivesse a fazer uma cena de ciúmes ou a ter uma com minha mulher!

Não era o caso ...

Sei apenas que desenvolvo este dote de há muito e que neste último ano, faz a dois de Janeiro, precisamente, um ano, me lancei num sprint que, acredite, me tem deixado exausto, feliz e realisado seguramente mas exausto e que me tem absorvido grande parte das minhas energias!

Aprender, aprendemos uns com os outros e eu Consigo, seguramente também e só espero que se tenha aberto uma via recíproca que nos venha a enriquecer a ambos.

Um Santo Natal para Si também, Paulo, numa relação que cresça intemporal.

Um grande Abraço, Seu e gratificado


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 23 de Dezembro de 2009

Roberto Ney disse...

Este mês o Ó Com Copo comemora 1 ano e é muito bom ter seu Blog fazendo parte desse nosso vórtice de palavras...

"Todo indivíduo possui um potencial criador incomensurável. Um vórtice de idéias e ideais que se misturam ao acaso. Letras, palavras, sons e silêncio. Escrever é compartilhar sentimentos. Então, façamos desse vórtice um devorador de emoções. Escrevam e compartilhem."

Boas Festas!
E que 2010 seja um ano de muitas inspirações!

Roberto Ney ( Blog Ó Com Copo).

Jaime Latino Ferreira disse...

ROBERTO NEY


Meu Caro,

Para Si, para os Seus e para o Seu blogue também, tudo de bom na celebração deste Natal que seja, pelo potencial criador e no acolhimento desejado, mais rico e fecundo do que nunca.

Um grande abraço de Boas Festas


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 24 de Dezembro de 2009

manuela baptista disse...

Jaime

assim metido

entre as amigas e os amigos
escapaste-me...

Obrigada pelo mais lindo poema e pelos sentimentos!

Mas já sabes poeta/político, que hoje é Natal?

Será que vai nevar? :))

Manuela

Jaime Latino Ferreira disse...

POETA / POLÍTICO


Poeta
político
que como um díptico
olha o Natal
e vê
para lá da forma

Dos que
afinal
obcecados pela carne
são incapazes de ver
o Presépio no seu Ser


Manuela,

Se vai nevar ...!?

Que pelo menos neve metaforicamente no crer e no querer que são mais fortes do que o ter!


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 24 de Dezembro de 2009

manuela baptista disse...

...pela carne??

mas hoje é bacalhau!

manuela

Jaime Latino Ferreira disse...

Sempre a roeres-me a corda!

E como a roes, não fosse do bacalhau a sua própria carne que comemos, aproveito para responder àqueles que consideram o casamento homossexual como um atentado à família:

1 - A família só se deixa atentar se não for instituição suficientemente forte e logo, que se deixe contaminar;

2 - Contaminar porquê (?), então ela não tem a consistência capaz de a fazer acolher em si todas as formas de organização familiar que apenas a vêm enriquecer e logo fortalecer!?

3 - Não é uma paranóia da carne o achar-se que duas pessoas só se possam amar quando de sexos diferentes e de acordo com uma determinada morfologia, isto é, de acordo com aquilo que se vê!?

4 - Repito, não é o Paradigma do Presépio tudo menos aquilo que se convencionou considerar família à luz dos cânones de hoje como de então!?

5 - E finalmente, basta de obsessões e tanto mais quanto não se poderá considerar exemplar, longe disso (!), o comportamento de tantos membros da hierarquia que por esse mundo, à palma da obsessão paranoica pela carne, ao Menino o têm e de que maneira, profanado e logo a começar pelos coros de castrati que ao clero e ao próprio Papa os extasiavam.

Basta de piedosismos pagãos!


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 24 de Dezembro de 2009

f@ disse...

Desejo de
B
O
A
S

F
E
S
T
A
S
e um Ano Novo cheio de Alegrias Amor e Paz…

!nfinito
Beijinho

Jaime Latino Ferreira disse...

F@


Obrigado!

Para Si também Lhe desejo um Santo Natal e um Ano Novo melhor e em paz.

Calorosas saudações


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 25 de Dezembro de 2009