segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

A PALAVRA II

II
-
A PALAVRA COMO DESPOLUIDOR
-
Palavra puxa palavra, escrutinada porque me sujeito ao escrutínio público, em permanência desanuvia, despolui.
Desanuvia e logo despolui desde que estejamos receptivos à crítica, fundada crítica que logo por o ser é construtiva, não destrutiva como tantas vezes somos levados a pensar, o que em permanência acontece a quem, ao abrigo do seu poderzinho fátuo julga poder dispor e ter a faca e o queijo na mão.
Polulam esses poderzinhos ao ponto de, quantas vezes, me interrogar se vivemos ao abrigo do estado de direito por todos invocado ou do direito de estado, do poder de quem, a ele agarrado, quantas vezes nele se alcandora com unhas e dentes, contra todos e contra tudo.
A palavra não desautoriza senão a quem é autoritário e funda a sua suposta autoridade no seu posso, quero e mando!
A palavra, desde que assumida e mesmo que no exercício autocrítico, reforça a autoridade, desanuvia e despolui, facilita a respiração no seu duplo movimento que à inspiração pede a expiração num pulsar que se perpetua sempre e mais como o diálogo franco e aberto, não viciado.
Por exemplo:
Eu detenho o poder sobre este meu blogue e nele poderia, à primeira vista, fazer o que entendesse mas não o faço.
Assim sigo, escrupulosamente, alguns preceitos:
Não elimino comentários nem os submeto a censura prévia, a eles lhes dou toda a atenção como acho ser minha obrigação, aceito de peito aberto a crítica, crítica no sentido de ser fundamentada o que sempre implica sentido autocrítico e mesmo que ela não surja explícita, eventualmente destaco em primeira página comentários que entenda dela serem merecedores, dou sequência aos mesmos comentários que, quantas vezes, me têm orientado, quais deixas que de página para página me inspiram e por aí fora ...
Perderei autoridade por afirmar preceitos que quantos negam!?
Julgo que não e por assim achar, desmintam-me (!), contribuo para um ambiente desanuviado, despoluído, facilitador da respiração que a comunicação, o diálogo logo a é!
Quantos poderes fátuos bloqueadores da palavra e pervertores da Democracia, poluentes, eles também, têm fortes responsabilidades, não falo de cor (!), na poluição geral e nas drásticas alterações climáticas que nos agridem e ameaçam, sufocam e asfixiam ...!
-
-
Jaime Latino Ferreira
Estoril, 7 de Dezembro de 2009

13 comentários:

Dulce AC disse...

...
Julga que não Jaime
e por assim julgar
será que o promoverá (?!)

um ambiente mais desanuviado, despoluído, facilitador da respiração e do dialogo
...

E não faltará mais nada..
não faltará coisa nenhuma
Amigo Jaime?!

Palavra puxa palavra
e logo acontecerá
vir-nos a música

E era justamente o que faltava
para a palavra o ser
despoluidor,
inspiração e expiração,
a melhor respiração
o mais profícuo diálogo
...

"If God be for us who can be against Us"(?!)

Beijinhos
E uma boa noite.

Dulce.

manuela baptista disse...

Desanuviar é despoluir, é verdade.

Basta ver umas imagens do Parlamento para ficarmos a perceber que a poluição ali é muita...
a política claro!

E a educacional também, as crianças são cada vez mais barulhentas.

Por isso, é bom que aqui corra um vento fresco e cada um fale por si e depois com os outros, no entanto se estivessemos todos na mesma sala :)

"Se Deus for por nós, quem poderá estar contra nós?"
Muito bonito!

Agora vou despoluir mais um pouco, porque estou cheia de sono...

Até amanhã

abraços ao Jaime e à Dulce porque os outros já dormem

Jaime Latino Ferreira disse...

DULCE AC


Minha Querida Amiga,

Cada coisa a seu tempo ...!

A título de confidência, dir-lhe-ei que guardarei para o dia em que este blogue fizer um ano, o dia 2 de Janeiro próximo e só para então, uma reflexão aprofundada sobre a música das palavras que as palavras contêm.

Mas como ela, a música, se contém nas palavras, direi então que esta trilogia que se concluirá no texto que a seguir a este editarei, se tem como pano de fundo a Cimeira de Copenhaga ou de Hopenhaga é, toda ela, perpassada também pela música que também esta versão do Messias de Haendel assentua, na sua modernidade tão bem interpretada e encenada.

Beijinhos e uma boa noite


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 8 de Dezembro de 2009

Jaime Latino Ferreira disse...

MANUELA BAPTISTA


Meu Amor,

Se estivessemos todos na mesma sala, tudo faria, sinto-me cada vez mais disponível para isso, para desanuviar, despoluir o ambiente e mesmo ou por maioria de razão com a política à mistura.

Sem a Política, aliás, não há sustentabilidade ecológica que possa perdurar!

E como só já cá estou eu, recambio-me, directamente, para a cama.

Boa noite aos incautos que ainda, furtivamente, deambulem por aí


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 8 de Dezembro de 2009

Dulce AC disse...

Bom Amigo Jaime
Bom dia!

A música de Haendel, na versão do Messias, encontrei-a tão magnifica e senti-a de uma forma que foi mesmo para conseguir a mais expressiva positividade ao tema que nos trouxe pela "A Palavra II", porque de resultados que o sejam positivos, não sei não... meu Amigo,
os ecos que já nos chegaram não o vislumbram e a Cimeira de Copenhaga não o será lamentávelmente, para todos nós

Olhemos para o Parlamento, como nos referiu a Manuela, e que não só o nosso,
de política falamos e não consensualizamos (!)

Um beijinho.
Dulce

Jaime Latino Ferreira disse...

DULCE AC


Boa Amiga,

Então lá nos conhecemos, finalmente!

Bravo!!!

Condiz com o que escreve embora mais optimista e esperançosa ao vivo do que no que aqui me deixa escrito ...

Miudinha, bonita mesmo!

Obter consensos e para tal servem conferências como a de Hopenhagen é uma coisa, unanimismos outra e ambas não se devem confundir nem, tão pouco, o unanimismo é desejável, salutar muito menos.

Quanto ao Parlamento ... vou pelo mesmo caminho e, em ambos os casos, é fundamental discernirmos todo o ruído que à volta deles se gera e que, quantas vezes, apenas dificulta o próprio discernimento, pleunasmo à parte.

A ver vamos ...

O que já vi, isso sim, é que é muito simpática e tal, registo-o, apraz-me!

Beijinhos e um bom Domingo


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 8 de Dezembro de 2009

Dulce AC disse...

Obrigado Jaime
pelas Suas palavras,
Que bonitas o são!

Eu de lá vim directa para aqui e o que por lá disse, verdade sentida o foi e que não o vou repetir por aqui,

Mas que Sim Amigos Manuela e Jaime, foi muito congratulante conhecer-Vos, que boa foi a surpresa neste meu dia!!

E quanto ao meu dizer sobre o que escreveu, concordo absolutamente que obter consensos é uma coisa,
que os unanimismos já são outra, e que ambas não se devem confundir, nem os devemos querer os unanimismos (!)

Diz-me Amigo Jaime, que sou condizente com o que escrevo embora me julgue mais optimista e esperançosa ao vivo do que no que aqui vou deixando escrito ...

E onde será que o sou mais atinente mais consonante com o que sinto Ser a minha melhor expressão ?!!

E me fico com a resposta por dar, por não a saber certa ainda...

Beijinhos!
Dulce

Jaime Latino Ferreira disse...

AI DULCE


Minha Querida,

A escrita é sempre um filtro e usá-la implica um salto, direi assim, que a expressão directa e pessoal, se também obriga a saber estar, se torna, por força das circunstâncias mais espontânea e natural, eventualmente mais comunicativa, expressiva também.

Por vezes conhecem-se pessoas que depois, ao correspondermo-nos com elas nos desiludem e o contrário também acontece.

O que Lhe sei dizer é que, tendo-A finalmente conhecido em pessoa, a pessoa que conheci não destuou do que de Si conhecia pela Sua escrita!

Claro que sendo a escrita um filtro também a aparência das pessoas o é mas no Seu caso e perdoe-me, bate a bota com a perdigota ...

O que importa verdadeiramente é que saibamos usar os filtros que nos sejam proporcionados e tenhamos, cada um de nós, a noção, a intuitiva noção daqueles que vão melhor connosco mesmos.

Não serei eu a dar-Lhe a chave que apenas a minha Amiga saberá encontrar!

Apenas Lhe direi que eu, para que chegasse à escrita palmilhei um turtuosíssimo caminho e dei por ela, já ía nos trinta e cinco anos de idade ...

Só mais um pormenor:

Ao referir-Lhe o optimismo, apenas me reportava ao comentário que antes do meu tinha escrito!

Um beijinho


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 8 de Dezembro de 2009

Linda Simões disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Linda Simões disse...

Palavras...Política... Ação!


Uma nova canção.


Concientização!


Despoluição!


Viva bem a Nova Geração!



Abraço,


Linda Simões.


Cadê o José?


Manuela,beijo.

Linda Simões disse...

Eu eliminei o comentário, sorry!


rsrs


Beijoquinhas

Linda Simões disse...

Para não eliminar novamente o comentário,leia CONSCIENTIZAÇÃO!


rsrsrsrs


Sorry!

Jaime Latino Ferreira disse...

LINDA SIMÕES


Desta vez foi de rajada com uma bala perdida ...!

Fulminou-me!!!

O José Ferreira está doente ...

Devido ao diabetes que Lhe afecta a vista o médico proibiu-o de ler, escrever, pintar e ver televisão e ainda mais de circular pela net!

Dê uma saltada no blogue dele e deixe-lhe contudo uma mensagem na sua última página onde o declara que alguém lhe lerá e ele ficará contente.

Beijinhos


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 9 de Dezembro de 2009