domingo, 11 de abril de 2010

WITH THE CAT - I - A AUSÊNCIA

Jaime Latino Ferreira
-
( FALA DA TITA )
-
Lá vão eles de férias!
Lá vou ter de me readaptar de novo e regressar à casa mãe, a casa da dona grande como eles dizem, julgando-me parva ao ponto de, sendo eles todos grandes não distinguir que maiores são eles, os meus adoptados do que a dona grande, diminuta ao pé deles!
É uma querida, a dona grande!
A casa dela é que é maior, tão grande que já por várias vezes, sem intenção, eu sei (!), fiquei fechada na sala ou na despensa, esquecendo-se eles da minha existência, na brandura doce, silenciosa do meu estar, que não se compara à sua, deles (!), abrupta forma de andar ou de falar, de comer ou de dormir, de existir, enfim!
Lá terá de ser (!) e pesem embora as vivas recordações de minha filha, a Gatinha como lhe chamavam, ou fofinha, ou pequenina (!?), vá-se lá a saber (?) e que, espaventosa como era me expulsou ao tempo da casa grande … ou terei sido eu a retirar-me para o 1º andar?
Desta vez, por quanto tempo se irão ausentar os meus adoptados?
Sobretudo ela, que tão bem me trata!
Por quanto tempo ficarei sem o seu colo, sem as suas atenções ou brincadeiras?
Comida a tempo e horas, água sempre fresca e renovada, sanitários limpos ou aquela bola, aquela ranhosa bola atada a um cordel e que me tira de mim, do sério a rebolar ou a saltar descontrolada … pensarão eles o quê?
Que não sei medir distâncias, ter enfoque, conter-me nas mordiscadas ou nas unhadelas que só os atingem e mesmo assim com toda a contenção, se eu quiser!?
Por exemplo, se me assediam demasiado quando me estou a lavar ou quero dormir!?
E mesmo assim …
Com efeito, é preciso eles terem um movimento irreflectido, irracional, de medo para eu, sem querer (!), os magoar.
Que seria deles se eu arranhasse a sério!!!
Ou de mim!?
Para onde seria enxotada?
Lá se acabavam as mordomias, este meu estar que sabem lá como é bom!
E dizem-se inteligentes!!
Sabem lá estar quietos, sabem lá o que é o silêncio, sabem lá o que é ter criados que nos garantam tudo, tudo, tudo!!!
Sem que eu tenha a mais pequena preocupação …!
Claro que tenho de saber coexistir com eles o que, no caso, é tão simples!
As portas, as portas são a minha angústia, as portas e a janela que mesmo tendo ido de férias se mantém aberta!!
A janela, claro, porque as portas … e se um dia elas não se abrem!?
São as portas e o seu desajeitado modo de se locomoverem, já não é a primeira vez que me pisam a cauda, então eles não sabem de toda a sua sensibilidade, quase a confundir-se com uma antena parabólica!?
Mas mesmo quando raramente tal acontece, é o macho que normalmente se descuida e me pisa (!), sabem bem que se aí grito, grito e esperneio, as minhas garras param no limite, à superfície da sua pele desprotegida, vejam lá têm de se vestir (!), à superfície cutânea rarefeita de pelos, coberta de uma penugem ridícula e que os desfeia ainda mais ...
Mas já tenho saudades deles!
Já se foi a lua cheia e não sei já quantos sóis, quantos ciclos de pasmaceira, que ausência!
Miau (!), é assim que traduzem o que eu digo quando digo finalmente, eis o carro deles, o barulho do portão que eles têm de abrir, eu não (!), as suas vozes naquele seu rosnar polido, de uma cacofonia a confundir-se com nada, nenhum outro falar da natureza!!
Já não era sem tempo, disse-lhes, julgava que não vinham mais, seus adoptados sem norte, mal reconhecidos, por certo, de todas as minhas vossas atenções!!!
Miau e acabou-se, vejam lá o meu poder de síntese, é quase um acorde, um arpejo, um simples acorde nas suas três inversões de uma melodia sem fim …
Uma tonalidade, uma cor!
E nem isso eles vêem, ouvem mal porque no tempo não vêem o que ouvem e não sentem …!
Os meus adoptados têm uma relação estranha com o tempo, desintegrada e fugidia …
-
( continua )

12 comentários:

Anónimo disse...

Ó Jaime estou a adorar.
A Tita é uma grande filósofa, como todos os gatos aliás!


Beijinhos

Dulce AC disse...

"A Tita adoptou-nos!"

Olá Jaime..!

E eu que tenho de ser sincera quanto ao gostar tanto de cães...e já não simpatizar muito com gatinhos...estou, contudo, encantada com a Tita..há sempre excepções é o que é...!

e aqui me fico a aguardar as próximas Suas palavras Jaime, dos entrelaços estabelecidos...

Um beijinho grande de bom dia!

dulce ac

manuela baptista disse...

O Jaime também gosta mais de cães!

mas esses, na sua louca alegria, não precisam de ser conquistados, gostam de nós de todas as formas!
(abro uma excepção para os violentos, espelho dos seua donos)

Aqui onde moramos, em cada porta há...três cães! e todos finaços, fora os que passam com os donos atrelados e acabam sempre à luta uns com os outros...

no quintal, como toda a gente sabe, há o Fézada, rafeiro alentejano, bem educado e fiel, adora croquetes e lançamentos de bola. Nunca conheceu uma trela, às vezes é mordido, outras atropelado, e ainda outras, vai namorar para longe! É um bom cão! Rosna à Tita, mas tem medo dela, ela finge que não gosta dele e assanha-se com moderação.

E assim engatados, cá ficamos à espera do próximo capítulo, porque eu também já não me lembro da história toda...

Manuela

manuela baptista disse...

beijinhos às meninas!

Manuela

Jaime Latino Ferreira disse...

FILOMENA CLARO


Minha Querida,

... e ainda agora começou ...!

Beijinhos


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 11 de Abril de 2010

Jaime Latino Ferreira disse...

DULCE AC


Ora viva!

Pois é, até conhecer a Tita diria exactamente como a minha Amiga ...!

Um grande beijinho e uma boa semana


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 11 de Abril de 2010

Jaime Latino Ferreira disse...

MANUELA BAPTISTA


Ah já não te lembras!?

Pois então terás que ir roendo a corda!!!


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 11 de Abril de 2010

Jaime Latino Ferreira disse...

MANUELA BAPTISTA


Beijinhos para as meninas ...

... e para o menino!?

Beijinhos muitos


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 11 de Abril de 2010

Linda Simões disse...

Eita que estou gostando !E entre provas e rabiscos (tem cada prova!)venho aqui acompanhar a Tita!

Ou será o Jaime?

Manuela, Dulce,Lisa (Olá!)

"Os meus adoptados têm uma relação estranha com o tempo, desintegrada e fugidia ..."


Muito filósofa essa Tita,já gostei da conversa!


Beijinhos a todos!

Jaime Latino Ferreira disse...

LINDA SIMÕES


Ah ...!

Afinal ainda anda em provas e rabiscos ... daí andar temporalmente desintegrada e fugidia ...

Toca a pôr a escrita em dia!

Então já recebeu a nossa prenda!?

Beijocas


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 14 de Abril de 2010

Linda Simões disse...

Eita!

Que estou com saudade daqui e dali...

Brve eu volto,para acompanhar a postagem, que já está lá na frente!


Como estão todos? Beijoquinhas de carinho a vocês

...


Não,a prenda a ainda não chegou...Assim que chegar eu ligo.ok?


+ beijos

Jaime, Manuela
José
Dulce
Lisa e Bruno

Jaime Latino Ferreira disse...

LINDA SIMÕES


Estamos todos bem com excepção de minha mãe que ainda se debate com dores ... e a Linda!?

Beijos de saudades


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 23 de Abril de 2010