segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

DIREÇÃO DE ATORES





Ao escrever sobre direção de atores refiro-me à indicação ou sinalização de um rumo não porque ele se deva impor a terceiros mas porque autoimpondo-se, livremente, a quem o segue movendo-se numa determinada direção, pelo seu próprio exemplo, eventualmente, venha a frutificar.
A vida é um palco e a quem a viva, a quem nesse palco represente, circule, nós todos, os seus atores.
A mim não me compete dizer como esses atores terão de representar mas só a mim me compete estabelecer como eu próprio o deva fazer.
Se, pelo exemplo, a minha própria representação se projetar, então, ela frutificará.
No entanto e aparentemente, o que frutifica é o sensacionalismo de um dado momento, seja ele de que natureza ou a que preço for.

Lance Armstrong é disso um paradigmático exemplo.
Primeiro a fama sem escrúpulos obtida a troco de permanente batota, dopagem.
Agora, em entrevista a Oprah Winfrey e para incredulidade de tantos que o idolatraram, a pseudo-confissão disso mesmo.
Confissão?
Desde quando uma confissão se faz em hasta pública?
Quanto não beneficiará ele próprio, Lance Armstrong, com essa confissão e para lá dos danos que, aparentemente, sobre si mesmo se venham a refletir?
A não ser pelos interesses que, com ele, ameaçam submergir, que interesse público o desta entrevista?
Não é, seguramente, em vão que ele se vende à melhor oferta pública e a fama granjeada permanece, se é que não cresce ainda mais.
Permanece, também, não o exemplo mas a falta de escrúpulos e a desenvoltura em o admitir.
Prevalece, de facto, a péssima direção de atores e tudo em nome de uma segunda oportunidade, quantas não terá ele já tido que, eu não nego, todos merecem ter.

O meu é um palco pequenino e sem púlpito mas se, sem transigir nos meus princípios trocando-os por batota, demagogia ou populismo, a ele lhe fosse dado um outro impulso …?
Não tiro o lugar a ninguém;
Não imponho, senão a mim mesmo, nada a ninguém;
Tanto neste meu blogue como em tudo que o antecede e que leva para cima de vinte e quatro anos de uma autêntica maratona em permanente stand by o meu percurso, registado, fala por mim.
Se nestes termos e permanecendo fiel à Democracia, essa sim interesse maior e elevando-a me fosse dada outra projeção o que não teríamos todos a beneficiar com isso e desde que permaneça nos meus princípios?
E não é esta minha maratona garantia disso mesmo?
Quanto não, respeitando as fronteiras entre o público e o confessional como sempre o tenho feito, em permanente e incondicional vigília, se vificaria, pela positiva portanto, a Democracia?
Será que sim ou será que não?
Certo é que na lógica da simples cativação de audiências, quantas vezes com que dúbios critérios, o que prevalece é a sordidez e a opacidade da ausência de princípios, repercutindo-se, elas sim, em escalada e com que danos autoinfligidos em todo o tecido social, na aparente constatação de que o crime, afinal, sempre acaba por compensar.


todos devem ter uma segunda oportunidade mas sempre parece haver alguns que a têm mais do que outros



Jaime Latino Ferreira
Estoril, 21 de Janeiro de 2013



Sem comentários: