domingo, 26 de maio de 2013

EQUÍVOCOS


Egon Schiele, The Family, 1918 ou três num só




Os que pensam ser possível neutralizar os fundamentalismos e, com eles, o sectarismo e o terror pela via da negação de Deus estão completamente equivocados.
O fundamentalismo não se estanca com outros fundamentalismos em maior ou menor grau mas de sinal contrário nem contemporizando com ele sendo certo que as pessoas, seja por estas, por aquelas ou por todas as razões e quer o queiramos, quer não, têm do transcendente como da liberdade um irreprimível anseio.
Escudando-as não fundamentalisticamente nas religiões, esse é que é o ponto, por essa via sim, ao fundamentalismo se contém.
É no terreno de Deus que, doutrinariamente, se trava a batalha decisiva e leva a melhor sobre o fundamentalismo, terreno em que, tal como na globalização ou na ecologia, as religiões, a tudo religando e porque religam é que também o são, não conhecem fronteiras senão assim como, persistentemente e ao longo dos anos, insisto em o fazer.
Reparem que utilizei as expressões neutralizar, estancar, conter ou levar a melhor e não esmagar, outro equívoco ou fundamentalismo em que importará não incorrer.


é no terreno de Deus sem o invocar a torto e a direito e por tudo e nada que se potencia o bem agir de todas as mulheres e homens de bem e sejam eles crentes, descrentes ou não crentes

no dia em que, também um soldado francês foi vítima de arma branca em Paris



Jaime Latino Ferreira
Estoril, 26 de Maio de 2013



1 comentário:

manuela baptista disse...

no terreno de Deus e no terreno dos homens que não acreditam n'Ele,

o fundamentalismo não tem religião